A Aveleda iniciou em 2001 o processo de certificação do seu Sistema de Gestão obtendo a certificação ISO 9001.

 

Em 2008, integrou a gestão ambiental das suas atividades na produção dos seus vinhos e aguardentes introduzindo novas práticas que garantem a prevenção da poluição e o cumprimento de requisitos legais e outros aplicáveis aos seus aspetos ambientais e certificou o Sistema com o referencial ISO 14001.

 

Tendo em conta o tipo de atividades desenvolvidas foram identificados os aspetos ambientais mais significativos.

 

De forma a manter estes aspetos ambientais sob controlo, a Aveleda criou e/ou melhorou uma série de infraestruturas que lhe asseguram, agora, um desempenho ambiental adequado dos quais se destacam, a gestão de um parque de resíduos, a substituição do fuel como fonte energética passando a utilizar o gás, a instalação de separador de hidrocarbonetos e um conjunto de novas práticas de gestão ambiental suportadas também por medidas resultantes de Auditoria Energética realizada no seguimento de enquadramento Legal.

 

Outros projetos se destacaram, como a “análise de ciclo de vida do vinho verde pelo referencial ISO 14040”, a realização de um estudo da “Economia de Carbono- Análise do Sequestro de carbono numa vinha” e a “Pegada da Agua na produção de Vinho Verde”.

 

Existem também, um conjunto de planos de melhoria de desempenho ambiental, alguns já concluídos, como  a reestruturação da rede de água, Ligação ao Saneamento, Plano de Racionalização de Energia, entre outros.

 

No âmbito da segurança alimentar a Aveleda promove cada vez mais uma filosofia de prevenção e controlo dos processos ao longo da “cadeia de valor “na organização, permitindo reduzir quebras e desperdícios através do controlo eficaz dos perigos potenciais existentes na produção de Vinhos, Aguardentes e Queijos reforçando a confiança dos consumidores.

 

Em 2010 a Aveleda, certificou o seu sistema de segurança alimentar de acordo com o referencial EN NP ISO 22000:2005.

Desde 2012, é certificada pelo referencial internacional IFS (International Food Standard).

 

Em 2012, foi implementado nas áreas das operações com a consequente melhoria de competitividade e eficiência nas áreas das operações o projeto Kaizen.

 

É objetivo da Aveleda promover e desenvolver os nossos conhecimentos e competências nas áreas das energias renováveis, eficiência energética, desenvolvimento sustentável e ecoeficiência. Nesse sentido em 2013 foi implementado o Sistema de Gestão de Energia, tendo sido obtida a certificação de acordo com a ISO 50001, em 2014.

 

Pretendemos também divulgar a responsabilidade social da Aveleda e a incorporação e sistematização das melhores práticas de forma a identificar ações e recomendações de melhoria contínua.